A água da Terra 
 
A água é uma das substâncias minerais que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e estados, sendo indispensável para a manutenção da vida terrestre.
A superfície do nosso planeta é coberta por uma quantidade muito grande de água, 3/4 são água e apenas 1/4 corresponde a quantidades de terras denominadas continentes. A maior parte da água que recobre a superfície da Terra é salgada, formando os oceanos e mares.
Na superfície da Terra há também as reservas naturais de água doce, encontradas em rios, lagos e águas subterrâneas. A água doce representa apenas uma pequena parte da água existente na Terra.
Na natureza encontramos água na forma de gelo, isto é, no estado sólido, nas geleiras que se formam nos picos das montanhas e em regiões onde as temperaturas são muito baixas.
 
Gráfico 
  Fonte: geografiaparatodos.com.br

ATIVIDADE 1
1- Em quais lugares do planeta é possível encontrar água? Pense em imagens que você já viu.
2- Converse com seus colegas e professor/a sobre os locais que vocês anotaram.
3- Verifique em sua residência em quais situações se encontra água na forma líquida, sólida e vapor, anote o que você descobriu.
4- Investigue o significado das expressões: água doce e água salgada. 

OBSERVAÇÃO: As respostas das atividades devem ser colocadas nos comentários (escrito em verde, abaixo do título no canto esquerdo). Antes de escrever as respostas coloque seu nome e sua turma. Basta colocar o número da questão e a resposta.

Ciclo Hidrológico

A água pode ser encontrada no planeta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos três estados, sempre se renovando a cada ciclo completo. Em alguns lugares muito frios do planeta ela pode ser encontrada em estado sólido (ex.: geleiras no Ártico e na Antártida, picos de montanhas). Em outros lugares, inclusive em locais mais frios, porém, no período do verão, encontramos a água em estado líquido, ou passando do estado sólido para o líquido, como por exemplo, no pico de montanhas que permanecem congelados durante o inverno e derretem parcialmente no verão dando origem a rios nivais (origina do descongelamento da neve) como o rio Amazonas, que tem sua nascente (nome dado ao local onde se inicia o rio) no derretimento do gelo da Cordilheira dos Andes localizada no Peru e o Rio Tigre na Mesopotâmia, que nasce do derretimento de gelo da cadeia de montanhas Taurus na Turquia.
Quando a terra estava se formando, a superfície do planeta era muito quente e toda a água existente estava na forma de vapor, o que deu origem a atmosfera (camada gasosa que envolve a Terra). Podemos dizer então, que o ciclo da água começou com um processo chamado de condensação: a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o estado líquido.
Hoje em dia, isso acontece quando o vapor de água chega a certa altura, fazendo com que a temperatura caia (quanto mais alto, menor a temperatura) e a água condensa, passando para o estado líquido, aonde pequenas gotículas que vão se juntando e movimentando-se por causa da ação dos ventos e das correntes atmosféricas e formando as nuvens. Por fim, elas caem na forma de chuva (precipitação) e ao cair, a água escorre para os rios, lagos, lençóis subterrâneos e mares. No caso dos rios, eles podem escorrer em direção a outros rios, a um lago, ou para oceano. Essa parte final dos rios é chamada de Foz.
Depois de todo esse processo, ela fica novamente exposta à ação do sol que a esquenta transformando-a novamente através do processo de evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso. 

Imagem: O ciclo hidrológico

Fonte: blog1.educacional.com.br
ATIVIDADE 2 


1 - Pesquise qual o rio mais próximo de sua residência e veja qual é a sua origem, da neve, da chuva, de um aquífero.
2- Apresente os resultados para os professores e colegas e discuta sobre os resultados que cada um encontrou.
3 - Investigue sobre o motivo da ocorrência de neve em alguns lugares e outros não.
4 - De acordo com o resultado da pesquisa anterior, faça uma comparação com o lugar em que você mora, entendendo porque ocorre ou não a presença de neve. 

As respostas das questões propostas na ATIVIDADE 4 devem ser enviadas para o email aguaesseliquidoprecioso@hotmail.com



Para ajudar na realização destas atividades, temos algumas sugestões:

VÍDEO: CLARINHA E O CICLO DA ÁGUA 

Este vídeo mostra de maneira divertida e criativa como acontece o ciclo da água, as etapas do tratamento da água e dá dicas importantes de como economizar água.

ANIMAÇÕES/SIMULAÇÕES
Faça o download desta animação e divirta-se descobrindo as fases do ciclo da água.

ATIVIDADE INTERATIVA
 
 Acesse o link proposto e encontre uma atividade em que você deve interagir para completar o ciclo da água.
 

Reservas de Água na Natureza

A água é a substância mais comum na superfície da Terra, no entanto, 97,5% de toda a água é salgada e, assim, não disponível para consumo de muitos animais, inclusive os seres humanos. Cerca de apenas 2,5 da quantidade de água doce existente na Terra são doces, distribuídas sob a seguinte proporção: 68,9% nas calotas polares, 29,9% nos aquíferos, 0,3% nos rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios. Com base nesses dados, podemosconsiderar apens 1% da quantidad de água doce no mundo em condições de satisfatórias de uso pela civilização,o que representa 0,007% de toda a qantidade de água existente no planeta.
Podemos definir os seguintes lugares onde podemos encontrar água, independente do seu estado físico: os oceanos, nos rios, nos lagos e lagoas, nas geleiras, nos picos da ontanhasnos aquíferos (suterrânea, dentro do solo), em pequenas gotas suspensas no ar (nuvens, por exemplo), em alguns tipos de vegetais e nos seres vivos.
Toda a água existente no planeta forma a hidrosfera. As águas da hidrosfera podem ser oceânicas, continentais ou atmosféricas.

  • As águas oceânicas estão nos mares e oceanos. Essas águas são salgadas porque nelas há muitos sais minerais dissolvidos, especialmente o cloreto de sódio ou sal de cozinha. As águas oceânicas são as mais abundantes. Entretanto, no processo de evaporação das águas oceânicas, o sal pemanece no oceano e a água em estado gasoso se torna água doce.

  • As águas continentais estao no interior dos continentes formando rios, riachos, lagoas e lagos. As águas subterrâneas ou aquíferos, que ficam no subsolo, também são continentais. A maior parte das águas continentais é doce, porque contém menos sais mineirais dissolvidos que as águas oceânicas. As maiores reservas de água doce do mundo estão as geleiras e nas águas subterrâneas, esta última, é a fonte de origem da maior quantidade d água consumida pelos seres humanos.

  • As águas atmosféricas encontram-se na atmosfera. Podem estar na forma de vapor d'água ou de pequenas gotas de água líquida formando nuvens.
O Brasil é um país com grande quantidade de água disponível, com cerca de 12% de toda a água doce existente no mundo. Isso ocorre por dois motivos: as chuvas são bem distribuidas ao longo do ano em grande parte do território brasileiro, com exceção do Nordeste, as condições geológicas e climáticas favorecem a formação de redes de rios e reservatórios subterrâneos. Além disso, no Brasil está localizado o a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica (área fomada por um conjunto de terras banhadas por um rio principal (maior) e seus rios afluentes (rios que deseaguam no rio princiapal) do mundo, o que representa 16% de toda a água doce que flui no mundo (visto que a bacia amazonica não é totalmente brasileira) e cerca de 72% da quantidade de água dos rios brasileiros.

ATIVIDADE 3 
1 - Quais são as reservas de água existentes no local onde você reside?
2 - Existe uma bacia hidrográfica próximo de sua moradia? Indique e caracterize-a?
3 - Qual a importância dessas reservas para a sua comunidade?
4 - Contribua com as discussões em sala de aula. Leve os dados e informações que você conseguiu e debata com seu professor e colegas de turma. 

OBSERVAÇÃO: As respostas das atividades devem ser colocadas nos comentários (escrito em verde, abaixo do título no canto esquerdo). Antes de escrever as respostas coloque seu nome e sua turma. Basta colocar o número da questão e a resposta.

A água e os impactos ambientais

O esgotamento das reservas hídricas do planeta não é causado por fatores naturais, mas pelo mau gerenciamento que fazemos das fontes e de seus usos.
Atualmente o planeta já enfrenta uma crise de água. O volume de água que circula nos mares, rios e lagos, que é guardado nos depósitos subterrâneos, como gelo nas calotas polares ou em umidade na atmosfera está em eterno processo de reciclagem natural: evapora, retorna ao estado líquido como chuva, escorre para o fundo da terra e retorna a superfície, onde volta a evaporar, em um ciclo perpétuo.
Por esse motivo a água é considerada um recurso renovável. No entanto, um recurso renovável não se mantém, necessariamente, inesgotável e de boa qualidade todo o tempo. Tudo depende do equilíbrio entre a renovação e formas de consumo. A situação que enfrentamos no momento é de uma ameaça de escassez crônica em proporções globais, cuja causa são as atividades humanas.
O consumo crescente, o desperdício, a contaminação dos mananciais e as alterações climáticas desequilibram a relação entre a oferta e a demanda de água potável no planeta.
A falta de água põe em risco não só a saúde humana, já que o abastecimento de água potável poderia contribuir para a redução de cerca de 75% das taxas de mortalidade enfermidades da população, como também o desenvolvimento socioeconômico e a paz de toda a sociedade.
A falta de água não é um problema da natureza, mas sim resultante da ação humana. Há bilhões de anos, o ciclo hidrográfico renova a água do planeta em quantidade mais do que suficiente para garantir a vida.
Ainda assim, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável (boa para o consumo humano), e milhares de crianças morrem todos os dias por devido a essa situação. As ameaças ao ciclo hidrológico do planeta e suas conseqüências podm ser definidas com base nos seguintes tópicos relacionados a Degradação, Abuso na exploração e Mudanças Climáticas.
1. Degradação:
· Pesticidas - a água do subsolo pode ser contaminada com pesticidas e outras substâncias tóxicas. Assim toda a água armazenada por anos, pode vir a ser definitivamente inutilizada.
· Lagos e rios mortos – Substancias químicas e biológicas arrastadas do solo das plantações e das cidades para os rios e lagos pelas chuvas estimulam o crescimento de algas, que acabam com o oxigênio da água e a tornam imprópria para peixes e outros seres aquáticos.
· Efluentes tóxicos - As substâncias contaminadas, como o mercúrio presente nos aparelhos eletrônicos que não tem o descarte correto, como a utilização desses elementos na atividade de mineração, constituem efluentes industriais venenosos.
· Esgoto sem tratamento - cerca de 90% do esgoto doméstico dos países em desenvolvimento não é tratado. Além de contaminar as fontes subterrâneas, o esgoto espalha doenças diarréicas e parasitárias que matam mais de quatro mil crianças por dia.
· Retirada da mata ciliar (mata que fica nas margens os rios) – Moradias precárias (favelas por exemplo) ficam localizadas nas margens dos rios. Cidades e condomínios habitacionais avançam em direção a locais antes ocupados pelas matas ciliares o que desprotege os rios, e em alguns casos, utilizam práticas de aterramento nesse avanço (ocupam a área do rio com terra). Tal condição acaba levando os rios a receberem diretamente dejetos dessas moradias e quantidades excessivas de terra e outros resíduos, causando o assoreamento dos rios (redução dos rios por areia e outros materiais semelhantes), já que a vegetação localizada nas margens dos rios impede que esses materiais cheguem a excesso aos rios. Outra conseqüência pode ser exemplificada através das enchentes, já que com o aumento do volume de água decorrente da chuva, a água tende a seguir em direção a cidade e moradias, que antes eram leito do rio (espaço ocupado pelo rio).
2. Abuso na exploração:
· Irrigação - no decorrer do século XX, muitos ambientes aquáticos como rios, lagos, pântanos e mangues, foram comprometidos por projetos de irrigação e ocupação irregular do solo. Mais de 35% dos alimentos consumidos no mundo são cultivados em lavouras irrigadas. Nos últimos anos, a agricultura tem obtido destaque como a atividade humana que mais utiliza água no mundo.
· Consumo exagerado de água subterrânea - em 60% das cidades européias com mais de 100 mil habitantes, o consumo de água subterrânea é maior que sua taxa de reposição.
A cidade do México, por exemplo, fica sobre um lençol freático responsável por 72% do abastecimento. Seis mil poços sugam 52 metros cúbicos por segundo e recebem apenas 28 metros cúbicos por segundo. Esse esvaziamento do lençol faz a cidade afundar 10 cm por ano. A utilização em excesso das águas subterrâneas em áreas próximas ao litoral, também comprometem os aquíferos, levando as águas salgadas do mar avançar em direção as águas subterrâneas.

3. Mudanças climáticas:
· Chuva ácida - os óxidos liberados pela queima de combustíveis reagem com a água e o oxigênio atmosféricos, formando ácidos como o sulfúrico e nítrico. Carregados pela chuva, esses ácidos podem envenenar os rios e a terra, matar as plantas, animais aquáticos, causar doenças e danos a construções humanas diversas.
· Fim das geleiras - estima-se que 80% da neve que cobre o Himalaia possam sumir em 30 anos, reduzindo a vazão dos principais rios asiáticos, que abastecem um sexto da população mundial. A redução das neves andinas, onde nasce o rio Amazonas, afetará toda a América do Sul, principalmente nos aspectos climáticos. O derretimento das geleiras localizadas nos pólo terrestre poderá ampliar o volume de água dos oceanos, fazendo com que muitas cidades litorâneas possam sofrer com o avanço das águas oceânicas. Alguns fenômenos ambientais, que geralmente tem origem nos oceanos, como os furacões e tsunamis, tendem a ganhar maiores proporções. Águas dos mares também tendem a avançar em direção ao interior do continente, diminuindo extensões de alguns rios.
· Escassez de água – Devido as alterações climáticas, diversas regiões que já sofrem com roblemas de seca em determinadas épocas do ano, tenderão a ter essa situação agravada, o que irá representar uma diminuição dos rios nesses períodos, culminado em períodos de escasses de água para as populações e natureza.
Imagem: Esquema representativo das condições causadoras da chuva ácida
Fonte: cienciasnaturais.wordpress.com
ATIVIDADE 4 
 
1 - Faça uma análise dos estados das fontes de água próxima a sua residência e verifique para que elas são utilizadas.
2 - Pesquise como está o estado dessas fontes. Se estiver poluída, busque saber quais são os motivos.
3 - Veja se a sua comunidade possui esgoto tratado ou os resíduos são despejados sem tratamento nos rios.
4 - Leve as informações para serem discutidas com seu professor e colegas para que vocês possam analisar os diversos problema existentes, conforme assinalado anteriormente no texto.
5 - Construção de um Glossário com termos científicos. 

As respostas das questões propostas na ATIVIDADE 4 devem ser enviadas para o email aguaesseliquidoprecioso@hotmail.com

O uso sustentável da água 
O nosso século tem sido marcado pela busca de maior eficiência nos usos dos recursos hídricos. O uso sustentável da água é uma questão que tem provocado grande preocupação, sendo considerada como uma das bases de desenvolvimento da sociedade moderna.
O Brasil instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. A preocupação desses departamentos é a regulamentação da legislação que pressupõe a cobrança pelo uso da água e pela poluição gerada, por meio de um processo de gerenciamento descentralizado e participativo.
Através dos programas nacionais, estaduais e locais de sensibilização e educação ambiental, considerando o uso adequado da água, pode-se observar significativos avanços na redução no desperdício e poluição das fontes de água.
Atualmente, o cidadão está hoje melhor informado sobre práticas de consumo consciente, que se adotadas, reduzirão em muito o desperdício e poluição da água.
Algumas atitudes para o uso consciente da água:
· Fechar a torneira enquanto faz a barba, escova os dentes ou mesmo ensaboa-se
· Evitar utilizar a mangueira de água como vassoura
· Utilizar equipamentos (torneiras, chuveiros, válvulas de descarga) economizadores de água
· Captação da água da chuva
· Utilizar a água da máquina de lavar roupa para lavar o quintal
· Não deixar a torneira aberta ao lavar a louça
· Usar produtos biodegradáveis
· Realizar a coleta seletiva, destinando os materiais descartáveis em lugares apropriados
· Etc. 

ATIVIDADE 5
1 - Entrevistar os pais e a família sobre como tem ocorrido a utilização da água em sua vivência diária.
2 - Após obter as informações, discutir junto com os familiares quais formas podem ser melhoradas para um uso mais sustentável da água em sua residência.
3 - Visite a unidade de tratamento de água mais próximo de sua comunidade e busque informações sobre a qualidade da água que chega em sua casa, como se faz o tratamento, e como cada um pode contribuir para manter a água em condições adequadas de consumo.
4 - Organize as informações e discuta em sala com os outros alunos e professores, assim vocês poderão aprimorar as idéias sobre preservação da água e ampliar a noção sobre como cada um utiliza esse recurso.

Sugestões? complementares de Objetos de Aprendizagem:
Vídeo: Distribuição de água mais inteligente. Disponível em: http://www.youtube.com/v/V8pUwiGoI0A?&hl=en_US&fs=1& 


OBSERVAÇÃO: As respostas das atividades devem ser colocadas nos comentários (escrito em verde, abaixo do título no canto esquerdo). Antes de escrever as respostas coloque seu nome e sua turma. Basta colocar o número da questão e a resposta.


De acordo com as informações coletadas no decorrer das atividades, faça uma elaboração, considerando as características das fontes de água da sua região, como são utilizados, e se são degradados. Por fim, enfatize as formas de preservação desses recursos, exemplificando o que cada cidadão pode fazer para contribuir, citando como exemplo a realidade de utilização de água na sua residência e as ações que você propôs para que todos mudassem as formas de uso de água para uma utilização sustentável. Para finalizar, mande o texto produzido para o email aquaesseliquidoprecioso@hotmail.com.

Aguardo as atividades de vocês!

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